Ata 013/2014 da 12a. Reunião Extraordinária do CMMA
Conselho Municipal de Meio Ambiente de Piedade
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terça-feira, 24 de março de 2015
Reunião Ordinária
Nossa reunião ordinária será dia 31 de março, às 19h, na Prefeitura Municipal.
Pauta: redação do Regimento Interno, assuntos pendentes e relatório das atividades da Coordenadoria de Meio Ambiente.
Pauta: redação do Regimento Interno, assuntos pendentes e relatório das atividades da Coordenadoria de Meio Ambiente.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
AVISO
Olá
Estamos atrasados em relação à publicação das atas.
Pedimos um pouco mais de paciência e em breve atualizaremos o BLOG.
Estamos atrasados em relação à publicação das atas.
Pedimos um pouco mais de paciência e em breve atualizaremos o BLOG.
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
011/2014 - 48ª Reunião Ordinária
011/2014 - 48ª
Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CMMA
Biênio 2014/2016
Aos vinte e nove dias do mês de setembro de dois mil e quatorze,
reuniram-se no Salão da Prefeitura Municipal, localizada na Praça Raul Gomes de
Abreu, nº 200, 2ºandar, Centro/Piedade, às dezenove horas, os
representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente para a realização
da 48ª reunião ordinária, com a pauta a seguir: 1. Ata da última reunião; 2. Denúncias;
3.Assuntos pendentes, Aterro e Ampliação do Pronto Atendimento em área de APP;
4. Análise do RI.
A Sra. Presidente iniciou a
reunião, lendo a resposta da Promotora
de Justiça, agradecendo convite para participar da abertura do Fórum que seria promovido
por este conselho sobre Política Pública para Animais Domésticos. (anexo
30/2014).
Recebemos as justificativas da Sra.
Carla R. Abreu Nicolau e Fabiana Soares da Silva, sobre o não comparecimento na
reunião de hoje (anexos 31/3014 e 32/2014 respectivamente).
Recebemos a visita do Sr. Adilson
representante da CGM – Container, que apresentou os seus produtos e os membros
concordaram com ele que, estes não eram o melhor procedimento para recolher os
sacos de lixo com entulho, e que este problema pode ser resolvido facilmente
com agilização na coleta pela própria Prefeitura, já que os containers
ocupariam uma vaga de um carro, prejudicando ainda mais o trânsito.
A Sra. Sônia relatou que às
segundas-feiras quando vai trabalhar, por volta das 6 h e 30 m, as lixeiras da Rua
Araújo Leite estão todas tombadas, e perguntou se há câmeras de vigilância para
detectar os vândalos, o que não se soube informar. A Srta. Mariângela sugeriu
que a Acip poderia colaborar, enviando uma circular para seus associados, orientando
sobre o melhor horário de colocação do
lixo na rua, pois muitos comerciantes colocam os sacos, após o caminhão da coleta
passar, e isto contribui, e muito, com a sujeira. Este conselho irá enviar ofício para
a Guarda Municipal, perguntando sobre as câmeras de monitoramento, e para a
Acip, solicitando a ação acima citada.
A Sra. Daisy fez denúncia, de que há
estabelecimentos vendendo produtos químicos sem indicações no rótulo, como
composição química, precauções em caso de ingestão acidental, etc, também irá
notificar particularmente a Vigilância Sanitária a respeito.
A Coordenadoria do Meio Ambiente fez
uma denúncia em 2011 sobre desmatamento no sítio do Sr. Lincon, para a Polícia
Ambiental, como o problema voltou a ocorrer a Sra. Mariângela, pediu cópia
deste documento, para anexar em nova denúncia, mas Srta Jessica alegou que a
Srta Pamela, funcionária da Coordenadoria não haverá encontrado em arquivo. A
Srta. Meirielen esclareceu que estes devem estar em outro local, um arquivo
centralizado da Prefeitura, onde são guardados os documentos mais antigos. A Srta
Jéssica deverá fazer nova verificação Srta Pamela, e este Conselho reforçará o
pedido via ofício, para que os documentos sejam vistos na próxima reunião
ordinária e tomar providências junto a Policia Ambiental caso não tenham
cumprido suas obrigações.
A Coordenadoria fez uma nova denúncia
sobre este assunto para a Polícia Ambiental em 05 de setembro de 2014, este
Conselho pede que a mesma entre em contato com o órgão, questionando o
resultado da denúncia e retorne na próxima reunião.
Sobre a ampliação do Pronto
Atendimento em área de APP, será emitido ofício para a Coordenadoria
perguntando há a dispensa da autorização pela CETESB ou a Prefeitura tem o
licenciamento.
Quanto à questão do Aterro e da
construção do Centro de Triagem, fomos informados pela Srta. Meirielen, de que
a emenda para construção deste galpão depende da assinatura de Convênio até o
final do corrente ano, e caso isto não ocorra, a emenda se tornará inválida, e
a construção não será feita.E sobre o aterro a Srta Jessica não soube informar
ao andamento do processo do novo local.
A Srta. Jéssica solicitou as últimas
atas deste Conselho, pois necessita de algumas informações para o Programa
“Município Verde Azul”, que é uma ação do Governo Estadual visando estimular e
capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental
estratégica.Os membros tornaram a informar que este trabalho para se adequar ao
programa, é desnecessário ao município uma vez que as ações são válidas só no
papel e não são postos em prática.
Ao final de cada ciclo anual é
avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.
A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de
Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.
A participação do Município no PMVA é
pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da
Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A
Srta Mariangela, entregou a Srta Jéssica as duas pastas de arquivo referente
aos Biênios 2010/2012 e 2012/2014 deste Conselho, que ficará de
responsabilidade da Coordenadoria de Meio Ambiente.
A Sra. Daisy observou que é uma pena
o município de Piedade haver abandonado o Plano Mata Atlântica, pois os dois
programas são complementares e o ganho ambiental seria enorme.
A Srta. Jéssica nos relatou sobre
seu projeto para recuperação de duas nascentes em Piedade, e ficou de nos
trazer mais detalhes na próxima reunião.
A Srta. Patrícia solicitou
informações sobre sua denúncia na reunião passada sobre a possível Plataforma
de areia, e foi informada de que a prefeitura ainda não havia feito à
fiscalização. Questionou também sobre a mortandade dos peixes no rio Pirapora,
e foi informada que a Cetesp veio colher amostras para análise, a Sabesp acha
que um dos fatores pode ser o baixo nível das águas.
Este Conselho enviará para a Sabesp
ofício, sobre quais e quantos imóveis na área urbana ainda não estão conectados
a rede de esgoto.
Nada mais a ser
tratado, encerrou-se a reunião, registrada em ata, lavrada e secretariada por
mim, Sônia Bianchini Góes Paslar, 1ª Secretária
do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Piedade, que lida e achada
conforme, segue assinada pelos presentes.
Daisy M.M.S.Homrich Mariangela
Cesar Lomanto
Presidente
Vice-presidente
Sônia Bianchini Góes Paslar
1ªSecretária
012/2014 - 49ª Reunião Ordinária
012/2014 - 49ª
Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CMMA
Biênio 2014/2016
Aos vinte e oito dias do mês de outubro de dois mil e quatorze,
reuniram-se no Salão da Prefeitura Municipal, localizada na Praça Raul Gomes de
Abreu, nº 200, 2ºandar, Centro/Piedade, às dezenove horas, os
representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente para a realização
da 49ª reunião ordinária, com a pauta a seguir: 1. Ata da última reunião;
2. Denúncias; 3.Assuntos pendentes, 4. Abastecimento de água do nosso
município.
A Srta. Fabiana iniciou a reunião
nos explicando que, após questionamento oral ao Engenheiro Civil responsável da
Obra feita pela Coordenadoria do Meio Ambiente sobre a ampliação do Pronto
Atendimento em área de APP, a obra foi paralisada para análise de documentação.
A Sra. Carla, disse que provavelmente não há irregularidades e nos adiantou que
o projeto para a próxima reforma deste prédio, será na vertical, pois não há
mais espaço para ampliações nas laterais. A Srta Mariangela, questionou ,se
para uma obra de ampliação em área de APP a prefeitura teria a necessidade de
obter um certificado de isenção de licença da CETESB para a realização da obra
uma vez em que a mesma é considerada utilidade pública e não haveria problema
na sua ampliação conforme informado nesta reunião. A Srta Fabiana, informou que
sim e até o momento a CETESB não haveria providenciado o cerificado.
A Sra. Daisy questionou também a
resposta evasiva do responsável pela obra e pediu que estas sejam mais claras e
específicas para este Conselho.
Recebemos resposta do ofício sobre
lixo dos containers espalhados (anexo 34/2014), e segundo a Guarda Civil
Municipal, após análise das gravações das câmeras de monitoramento, não foi
observada depredação dos mesmos, localizados dentro da área de abrangência das
câmeras.
Foi sugerido, pela Srta. Andreia
Taddei, que este Conselho deveria solicitar, via ofício à Prefeitura, ações
para conscientização da população para a problemática do lixo.
O ofício enviado para a Acip, com a
proposta de orientação aos seus associados sobre o melhor horário para que o
lixo seja colocado na rua, não foi respondido até o momento.
Quanto ao desmatamento no sitio do
Sr. Lincon Tenório, a Srta. Fabiana localizou as denúncias de 2011 feitas à
Polícia Ambiental e, novamente, em setembro do corrente ano. Além desta
denúncia, foram feitas também, denúncias sobre loteamentos irregulares, que até
agora não obtiveram resposta deste órgão, e no último contato telefônico entre
a Coordenadoria e a Polícia Ambiental, foi informada que estavam em operação
corta fogo, sem disponibilidade para verificar estes fatos. Decidiu-se que o
próprio CMMA enviará ofício diretamente reiterando as denúncias.
A Srta. Mariangela, questionou sobre
o que poderia ser feito sobre o excesso de papéis distribuídos pela loja
Valentina, no calçadão, e os panfletos que se espalham pelas ruas centrais. A
Sra. Carla nos informou que é cobrada taxa de panfletagem e
irá verificar se isto está ocorrendo no caso da referida loja.
A Srta. Meirielen perguntou se
existe taxa de lixo embutida no I.P.T.U, ao qual a Sra. Carla respondeu que não
há.
Discutiu-se a criação de multas para
quem suja as ruas, mas isto ficou apenas no campo das ideias.
A Sra. Daisy gostaria de saber se
existe possibilidade do município ter reservatório de água e se a prefeitura
poderia realizar o projeto. A Srta. Fabiana nos relatou que há esboço de um
plano sobre a construção de cisternas caseiras, mas que esbarra no fato de que
a água coletada não passaria pelo relógio da Sabesp, mas o descarte desta iria
para o esgoto. Isso criou o impasse de como seria feita esta cobrança.
A Srta. Meirielen pediu que fosse solicitado
cronograma junto a Sabesp sobre o volume da perda de água no município, pois no
último documento, a Sabesp alega que a perda é de 40%, mas segundo o Programa
“Município Verde Azul”, a perda seria de 46%. Disse não entender o fato de não
se fazer racionamento também na área urbana, visto que na área rural, o sistema
de rodízio já está funcionando, fato que também nos causa estranheza.
A Sra. Patrícia também nos relatou
que em sua residência há um vazamento, em torno de 20 dias, e apesar das
inúmeras solicitações, ninguém fez a verificação.
Por fim, sobre a irrigação das
lavouras, sabe-se que esta é feita de maneira inadequada, mas a Casa da Agricultura
não orienta devidamente e a atividade
deveria ser preventiva e não punitiva. A Casa da Agricultura alega falta de
recursos.(retirar esta frase pq não havia nenhum representante da Agricultura
na reunião)
Decidiu-se marcar uma reunião
extraordinária para o dia 11/11/2014 às 19 horas para discussão do Regimento
Interno e quando concluídas as alterações, repassá-las ao setor jurídico da
Prefeitura, para que possam emitir um parecer até o final do presente ano.
Nada mais a ser
tratado, encerrou-se a reunião, registrada em ata, lavrada e secretariada por
mim, Sônia Bianchini Góes Paslar, 1ª Secretária
do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Piedade, que lida e achada
conforme, segue assinada pelos presentes.
Daisy M.M.S.Homrich Mariângela
Cesar Lomanto
Presidente
Vice-presidente
Sônia Bianchini Góes Paslar
1ªSecretária
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