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domingo, 21 de julho de 2013

Reunião Ordinária :25 de junho de 2013

007/2013 - 34ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CMMA

                                                   Biênio 2012/2014

Aos vinte e cinco dias do mês de junho de dois mil e treze, reuniram-se na Sala do Pregão Municipal, localizada na Praça Raul Gomes de Abreu, no 200, 2o andar, Centro/Piedade, às dezenove horas, os representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente para a realização da 34ª reunião ordinária, tendo como pauta os seguintes assuntos: Leitura e finalização das últimas atas; Plano Municipal da Mata Atlântica; Análise do Plano de Uso do Parque Ecológico; Informações sobre o Projeto Cidade Limpa e se houve parceria com a COTMAP-Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade; Discussão sobre o projeto de criação do Centro de Triagem de Resíduos; Situação do Aterro Sanitário Municipal e se já há um processo de licitação para um novo; Ações da Coordenadoria do Meio Ambiente no mês de junho e início da discussão sobre políticas públicas para animais domésticos.
   
    A reunião teve início com a leitura das atas anteriores, procedendo-se às correções necessárias. As atas seguirão para revisão de todos os membros, via e-mail e, após assinadas, serão publicadas no blog para consulta, dez dias antes da próxima reunião ordinária.

     A Srta. Meirielen C. da Silva disponibilizou os documentos elaborados pela Coordenadoria de Meio Ambiente na Gestão 2009/2012 para a atual Coordenadoria, via engenheira florestal Elce, fornecendo também informações sobre os passos já executados e os por executar. Os arquivos foram salvos no computador do setor, uma vez que a Coordenadoria havia informado, em reunião anterior (maio/2013), que não havia encontrado os arquivos referentes ao PMMA. O Plano deve agora ser analisado para sua continuidade. A Srta. Pamela informou também que os membros da Coordenadoria receberão treinamento para utilizar o programa ArcGIS, a ser empregado durante elaboração do PMMA,  e que ele ainda não tem data definida.
     Em relação ao Plano de Uso do Parque Ecológico, os membros ressaltaram a importância de disponibilizá-lo para consulta no site da prefeitura e na guarita do Parque, de modo que a população tome conhecimento de seu conteúdo e usufrua do espaço sem degradá-lo, fiscalizando-o. A Srta. Pamela informou que tomará as providências nos próximos dias.
A plenária acordou que o Parque deve possuir seu(s) próprio(s) funcionário(s) para realização da manutenção a contento, conforme já apontado em reuniões passadas. O CMMA enviará correspondência à Prefeita, solicitando a imediata contratação de pessoal. Discutiu-se ainda sobre as falhas cometidas durante o evento GP Ravelli 2013, quando diversas ações desobedeceram o disposto no Plano de Uso do Parque Ecológico (como ausência de pessoal para orientar os visitantes sobre os locais para estacionamento e permanência de veículos dentro do Parque). A presidente do CMMA lembrou ainda que, previamente a qualquer evento no Parque Ecológico, deve-se convocar uma reunião da Comissão Gestora de Eventos, da qual ela é integrante, para emissão de autorização.


    A Comissão Gestora de Eventos é composta 05 integrantes, sendo 01 representante da Coordenadoria de Meio Ambiente, 01 representante do Departamento de Turismo, 01 representante da Diretoria de Cultura, 01 representante da Diretoria de Obras e Serviços Públicos e 01 representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (sendo este representante da sociedade civil). Seu objetivo é avaliar e emitir pareceres quanto à permissão de uso do Parque Ecológico para eventos diversos, pautando-se no Plano de Uso, e estabelecendo exigências a fim de que sua realização esteja de acordo com os princípios e objetivos do Parque. A Comissão Gestora de Eventos poderá solicitar a participação de representantes de diretorias ou instituições não incluídas em sua composição original, tais quais de Trânsito e Transporte Coletivo,Guarda Civil Municipal,Conselho Tutelar e outros de acordo com as características e necessidades de cada evento.

    A Srta. Pamela informou que desconhecia a exigência de realização de reunião da Comissão Gestora de Eventos nestes casos. Na ocasião, foi informada também de que a Coordenadoria deve convocar as reuniões da Comissão, uma vez que os pedidos de uso do Parque são protocolados para esse setor, e que algum funcionário deve fiscalizar o evento na data. Pamela informou que a Coordenadoria possui apenas três funcionárias e que se uma delas fosse disponibilizada para a fiscalização acumularia funções no setor. O CMMA esclareceu que o funcionário não precisa ser destacado, necessariamente, da equipe do Meio Ambiente, mas pode ser um representante do setor responsável pelo evento, devidamente orientado sobre o Plano de Uso.

 O Sr. Emerson Pinto, sociedade civil, presente, questionou se o CMMA já discutiu o fato dos lagos do Parque Ecológico não serem cercados, o que, segundo ele, ocasiona risco para os visitantes. A Srta. Meirielen informou que o CMMA já discutiu esse tema diversas vezes e que, durante o período em que foi coordenadora, em diversas reuniões, o consenso foi que um cercamento acarretaria danos paisagísticos e não teria função educativa real. Em vários outros parques, como o Parque do Ibirapuera, por exemplo, os lagos não são cercados sem, contudo, que ocorram acidentes constantemente. O Sr. Emerson também sugeriu a interdição do Parque por não haver segurança e pela falta de funcionários para a manutenção do mesmo.

   A Srta. Andréia Taddei, sociedade civil, presente, informou que irá acompanhar mais de perto as reuniões e atividades do CMMA, uma vez que após as diversas manifestações ocorrendo no Brasil com diferentes temas, decidiu auxiliar os trabalhos relacionados ao meio ambiente municipal. Ressaltou que, no que ela puder ajudar, estará disponível para buscar melhorias para o meio ambiente de Piedade. Informou ainda que é jornalista e que tem acesso e contatos em vários meios de comunicação, de forma que se coloca a disposição para divulgar as ações do Conselho.

   Em relação ao Projeto Cidade Limpa e a parceria com a COTMAP, a Srta Pamela informou que entrou em contato com a presidência da COTMAP para que, durante a semana do projeto, eles pudessem acompanhar o caminhão e recolher materiais que poderiam ser reciclados. Os cooperados acompanharam a coleta, mas, segundo a Srta. Pamela, relataram que eram poucos materiais e que não seria compensatório.
   Sobre o ofício 007/2013, protocolado ao Departamento Jurídico Municipal, referente ao projeto de remuneração dos catadores de materiais recicláveis da COTMAP, o Dr. Caio enviou resposta ao CMMA, ressaltando que há enormes desafios na criação de legislação que ampare a categoria sem invadir competências das legislações federal e estadual, nem incorrer em nenhuma inconstitucionalidade. Destacou a importância e a valorização dessas pessoas, e disse que por isso a municipalidade empreende esforços para a melhoria das condições de trabalhos da Cooperativa, e que os estudos prosseguirão até se adequarem totalmente à necessidade dos catadores e à legalidade. Tão logo o projeto esteja pronto, encaminhará a este Conselho para a análise e emissão de parecer.


A Srta. Pamela informou que Projeto de Criação do Centro de Triagem de Resíduos foi lido e que não pôde dar andamento por não haver uma diretriz do mesmo sobre os passos a serem seguidos, já que a área solicitada era, na verdade, particular. Sobre isso, a Srta. Meirielen procedeu à leitura da penúltima página do processo, onde consta que a área é particular e que o Conselho Municipal de Políticas Urbanas deve definir uma nova área pública, motivo pelo qual o processo foi encaminhado ao CMPU em 2012. Assim, a Coordenadoria irá se inteirar sobre o processo e, se de interesse da gestão, encaminhá-lo novamente ao CMPU para definição de local.
    Sobre a situação do Aterro Sanitário Municipal, a Srta. Pamela informou que nesta semana o Sr. Osmar Borzacchini realizou vistoria conjunta com a CETESB para analisar três áreas possíveis para a instalação de um novo aterro. Nenhuma delas foi considerada adequada, por diversos fatores ambientais, e nas próximas semanas o Sr. Osmar buscará novas áreas para iniciar um processo licitatório. Enquanto isso, a Coordenadoria buscar ampliar a capacidade de disposição no aterro licenciando a criação de nova célula.   Ações da Coordenadoria do Meio Ambiente no mês de junho:
·         Vistorias poda/corte,emissão de laudos e autorizações;
·         Vistorias para expedir manifestações ambientais;
·         Organização do evento “Dia de Férias no Parque Eco Mais" que ocorrerá em julho;
·         Andamento da montagem do acervo de apresentações e palestras sobre temas pertinentes ao meio ambiente;
·         Idealização e organização da Semana do Meio Ambiente;
·         Auxílio na organização da 7
·         ª Festa da Cerejeira de Piedade;
·         Auxílio nas apresentações da COTMAP nas escolas;
·         Reuniões com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê;
·         Participação na audiência pública sobre saneamento;
·         Adequação para o Município Verde e Azul;
·         Auxílio na organização do Projeto Cidade Limpa;
·         Envio de projeto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente FNMA,  (Mapeamento da Arborização Urbana e Construção do Índice de Área Verde do Município de Piedade-SP)
·         Realização das atividades pertinentes ao Plano de Resíduos Sólidos;
·         Realização de podas;
·         Doação de mudas;
·         Manutenção dos saquinhos das mudas do Jardim Oriental.


A Srta. Mariangela informou que ao numerar os documentos referente à pasta do biênio 2010/2012 errou a ordem numérica das páginas, sendo assim, as páginas 144,145 e 146 não existem. Todos os documentos estão digitalizados e neles há o mesmo erro de numeração. Para não haver rasuras nos documentos, solicitou o registro em ata desta falha.

O Início da discussão sobre políticas públicas para animais domésticos, ficou pautado para a próxima reunião por não haver mais tempo hábil para a discussão.

No final da reunião, a presidente deste Conselho, a Sra. Daisy, realizou a leitura do documento protocolado junto à Promotoria de Justiça de Piedade e à Corregedoria Geral do Ministério Público, onde o CMMA solicita que o Ministério Público analise a sentença expedida pela juíza, referente ao processo movido pela empresa MSX Minerais, e que interfira em defesa do meio ambiente, uma vez que esse Ministério, legalmente responsável pelas causas ambientais, não foi consultado por ela previamente.


Nada mais a ser tratado, encerrou-se a reunião, registrada em ata, lavrada e secretariada por mim, Mariangela Cesar Lomanto, 1ªSecretária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Piedade, que lida e achada conforme, segue-se assinada pelos presentes.







Daisy M.M.S.Homrich                                                         Meirielen  C. da Silva
      Presidente                                                                         Vice- Presidente




Mariangela Cesar Lomanto
          1ªSecretária







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