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quinta-feira, 20 de novembro de 2014

012/2014 - 49ª Reunião Ordinária

012/2014 - 49ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CMMA

                                                   Biênio 2014/2016

               Aos vinte e oito dias do mês de outubro de dois mil e quatorze, reuniram-se no Salão da Prefeitura Municipal, localizada na Praça Raul Gomes de Abreu, nº 200, 2ºandar, Centro/Piedade, às dezenove horas, os representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente para a realização da 49ª reunião ordinária, com a pauta a seguir:  1. Ata da última reunião; 2. Denúncias; 3.Assuntos pendentes, 4. Abastecimento de água do nosso município.
            A Srta. Fabiana iniciou a reunião nos explicando que, após questionamento oral ao Engenheiro Civil responsável da Obra feita pela Coordenadoria do Meio Ambiente sobre a ampliação do Pronto Atendimento em área de APP, a obra foi paralisada para análise de documentação. A Sra. Carla, disse que provavelmente não há irregularidades e nos adiantou que o projeto para a próxima reforma deste prédio, será na vertical, pois não há mais espaço para ampliações nas laterais. A Srta Mariangela, questionou ,se para uma obra de ampliação em área de APP a prefeitura teria a necessidade de obter um certificado de isenção de licença da CETESB para a realização da obra uma vez em que a mesma é considerada utilidade pública e não haveria problema na sua ampliação conforme informado nesta reunião. A Srta Fabiana, informou que sim e até o momento a CETESB não haveria providenciado o cerificado.
            A Sra. Daisy questionou também a resposta evasiva do responsável pela obra e pediu que estas sejam mais claras e específicas para este Conselho.
            Recebemos resposta do ofício sobre lixo dos containers espalhados (anexo 34/2014), e segundo a Guarda Civil Municipal, após análise das gravações das câmeras de monitoramento, não foi observada depredação dos mesmos, localizados dentro da área de abrangência das câmeras.
            Foi sugerido, pela Srta. Andreia Taddei, que este Conselho deveria solicitar, via ofício à Prefeitura, ações para conscientização da população para a problemática do lixo.
            O ofício enviado para a Acip, com a proposta de orientação aos seus associados sobre o melhor horário para que o lixo seja colocado na rua, não foi respondido até o momento.
            Quanto ao desmatamento no sitio do Sr. Lincon Tenório, a Srta. Fabiana localizou as denúncias de 2011 feitas à Polícia Ambiental e, novamente, em setembro do corrente ano. Além desta denúncia, foram feitas também, denúncias sobre loteamentos irregulares, que até agora não obtiveram resposta deste órgão, e no último contato telefônico entre a Coordenadoria e a Polícia Ambiental, foi informada que estavam em operação corta fogo, sem disponibilidade para verificar estes fatos. Decidiu-se que o próprio CMMA enviará ofício diretamente reiterando as denúncias.
            A Srta. Mariangela, questionou sobre o que poderia ser feito sobre o excesso de papéis distribuídos pela loja Valentina, no calçadão, e os panfletos que se espalham pelas ruas centrais. A Sra. Carla nos  informou que é cobrada taxa de panfletagem e irá verificar se isto está ocorrendo no caso da referida loja.
            A Srta. Meirielen perguntou se existe taxa de lixo embutida no I.P.T.U, ao qual a Sra. Carla respondeu que não há.
            Discutiu-se a criação de multas para quem suja as ruas, mas isto ficou apenas no campo das ideias.
            A Sra. Daisy gostaria de saber se existe possibilidade do município ter reservatório de água e se a prefeitura poderia realizar o projeto. A Srta. Fabiana nos relatou que há esboço de um plano sobre a construção de cisternas caseiras, mas que esbarra no fato de que a água coletada não passaria pelo relógio da Sabesp, mas o descarte desta iria para o esgoto. Isso criou o impasse de como seria feita esta cobrança.
            A Srta. Meirielen pediu que fosse solicitado cronograma junto a Sabesp sobre o volume da perda de água no município, pois no último documento, a Sabesp alega que a perda é de 40%, mas segundo o Programa “Município Verde Azul”, a perda seria de 46%. Disse não entender o fato de não se fazer racionamento também na área urbana, visto que na área rural, o sistema de rodízio já está funcionando, fato que também nos causa estranheza.
            A Sra. Patrícia também nos relatou que em sua residência há um vazamento, em torno de 20 dias, e apesar das inúmeras solicitações, ninguém fez a verificação.
            Por fim, sobre a irrigação das lavouras, sabe-se que esta é feita de maneira inadequada, mas a Casa da Agricultura não orienta devidamente  e a atividade deveria ser preventiva e não punitiva. A Casa da Agricultura alega falta de recursos.(retirar esta frase pq não havia nenhum representante da Agricultura na reunião)
            Decidiu-se marcar uma reunião extraordinária para o dia 11/11/2014 às 19 horas para discussão do Regimento Interno e quando concluídas as alterações, repassá-las ao setor jurídico da Prefeitura, para que possam emitir um parecer até o final do presente ano.
Nada mais a ser tratado, encerrou-se a reunião, registrada em ata, lavrada e secretariada por mim, Sônia Bianchini Góes Paslar, 1ª Secretária  do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Piedade, que lida e achada conforme, segue assinada pelos presentes.




          Daisy M.M.S.Homrich                                   Mariângela Cesar Lomanto
                     Presidente                                                 Vice-presidente



          Sônia Bianchini Góes Paslar

         1ªSecretária






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